Mais tecnologia não significa melhor educação. A escola não melhora através de "Choques"!!
O Professor Ángel Alonso, na sua teorização sobre o método e as decisões sobre os meios didácticos, defende que «a decisão didáctica sobre os meios a utilizar não se deve fazer tanto em função da sua modernidade ou presumível eficácia, como da adequação às metas educativas propostas». De facto, centrar as decisões da actividade educativa num determinado recurso ou material didáctico é subverter o acto educativo, caindo na tecnocracia.
A tecnologia é importante, mas essencial é dotar a escola de sentido. Só depois de saber para onde vamos é que podemos escolher o melhor caminho para lá chegar.
O vídeo que podemos ver em baixo retrata, de uma forma irónica, a aplicação sem critério da tecnologia na sala de aula. Será que em muitas das nossas escolas a situação não é idêntica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário