segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Feliz 2008

Ano Novo: momento propício para avaliar o nosso projecto de vida, definir novas metas, novos desafios. Se necessário Recomeçar.

Desejo a todos um ano cheio de sabedoria, para viver o muito de bom que a vida nos proporciona, e  coragem, para ultrapassar os obstáculos que possam surgir.

 

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Feliz Natal - Vincent Van Gogh

Natal: festa da vida!

Por vezes, faltam-nos as palavras para agradecer tão grande dom.

Outros, com sua genialidade,  são para nós mediadores do Criador.

Obrigado a todos que com sua amizade, seu sorriso, suas preocupações, seu carinho, sua companhia, seu amor... me fazem sentir que a vida é o maior de todos dons. Agradeço a Deus por vos ter colocado no meu caminho.

Espero ser para vós um pouco do muito que são para mim.

Feliz Natal.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz Natal

Desejo a todos vós um Santo Natal! Que seja uma quadra feliz, de reunião familiar, de solidariedade e esperança.

 

Tecnologia ou Metodologia?

Mais tecnologia não significa melhor educação. A escola não melhora através de "Choques"!!

O Professor Ángel Alonso, na sua teorização sobre o método e as decisões sobre os meios didácticos, defende que «a decisão didáctica sobre os meios a utilizar não se deve fazer tanto em função da sua modernidade ou presumível eficácia, como da adequação às metas educativas propostas». De facto, centrar as decisões da actividade educativa num determinado recurso ou material didáctico é subverter o acto educativo, caindo na tecnocracia.

A tecnologia é importante, mas essencial é dotar a escola de sentido. Só depois de saber para onde vamos é que podemos escolher o melhor caminho para lá chegar.

O vídeo que podemos ver em baixo retrata, de uma forma irónica, a aplicação sem critério da tecnologia na sala de aula. Será que em muitas das nossas escolas a situação não é idêntica?

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Será que “mais escola” é a solução?

Howard Gardner (1985), baseando-se nas pesquisas de desenvolvimento cognitivo e da neuropsicologia, elaborou a “teoria das inteligências múltiplas”. Esta teoria, já assumida pela comunidade científica, atesta a falácia do ensino exclusivamente centrado no processo linguístico e lógico-matemático, característico do ensino tradicional. O “amordaçar” das outras inteligências, quer nos objectivos do curriculum, quer nos recursos utilizados para o seu desenvolvimento, tem arrastado muitas crianças e jovens para situações de “criminalidade” que, felizmente, nem sempre temos a coragem de punir, dada a falsidade das premissas! Pois, como questiona Rubem Alves (2002), violentos são os pássaros que se atiram contra as grades das gaiolas ou violentas são as imóveis gaiolas que os aprisionam?; violentos são os nossos alunos ou violentas são as escolas que os “amordaçam”?
Na verdade, não é na quantidade de escola que está a raiz ou a solução para os problemas que afectam as nossas comunidades educativas (John Taylor Gatto diz mesmo que é a escola o problema da educação!!).
A teoria de Gardner indica-nos alguns caminhos a percorrer, tal como criar um ambiente educativo mais amplo e variado. Ora, a tecnologia educativa proporcionada pelo projecto InterAct é um contributo importante para este novo paradigma educativo que urge implementar.
Contudo, concordo totalmente que são necessárias condições para que tal tecnologia seja democratizada. Não podemos cair no erro de fazer de certos recursos o que o ensino tradicional fez do saber: torná-lo exclusivo dos professores!