sábado, 23 de fevereiro de 2008

Paixão de ensinar!


Foto: Público



Foi a paixão que me levou a ser professor. Paixão por poder ajudar crianças e jovens a crescer com espírito crítico, com sentido de cidadania, responsabilidade e solidariedade. Sempre dei muito mais à escola do que me era exigido. Quantas vezes a família fica para segundo plano porque tenho trabalhos para corrigir, aulas para preparar, pesquisas para efectuar, livros para ler, projectos para desenvolver, tecnologias para dominar...! Quantas vezes me deito a pensar como resolver o problema do "Pedro"que se revela indisciplinado, sem motivação para aprender, que se sente perdido no seu mau ambiente familiar...
Ultimamente, a indisciplina de muitos alunos, a desvalorização total da escola têm-me feito desanimar um pouco. Por isso, esperava ter uma equipa ministerial que me apoiasse, me encorajasse, me ajudasse de todas as formas possíveis para ultrapassar os problemas que assolam a escola.
Contudo, surpresa das surpresas, não só não nos apoiam como nos culpabilizam por todos os males do sistema, nos obrigam a “normalizar” a docência, a uniformizar processos de trabalho. Querem-nos “funcionarizar”, como se o acto de educar fosse um processo produtivo de uma indústria qualquer.
Desta forma, estão a tirar-me o essencial do meu ser docente: a paixão.
Posso dominar toda a técnica, dominar todas as pedagogias, passar a trabalhar 50 horas, mas se me tiram a paixão de ensinar... deixarei de ser professor.

Este é o grande "crime" que esta Ministra e este Governo estão a cometer para com a sociedade portuguesa: retirar aos professores a paixão de ensinar.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mais de 1000 professores dizem BASTA



Mais de 1000 professores estiveram hoje reunidos em plenário no Porto, numa iniciativa promovida pelo SPN.

Foi votada um moção que reivindica novas políticas educativas, nomeadamente a revisão do processo de avaliação que é inoportuno no tempo e nos procedimentos a realizar. Contesta-se a necessidade de uma prova para ingresso na carreira, bem como a nova gestão de escolas cujo projecto de lei é um retrocesso na democracia.


Acima de tudo, estes professores quiseram expressar a indignação com que têm sido tratados pelo Ministério da Educação nos últimos anos. Hoje, foi tempo de dizer Basta. Preparam-se, entretanto, grandes manifestações caso o Ministério persista em continuar uma ofensiva contra os professores.

Não cales a tua voz. Não deixes que o medo instalado nas escolas calem a tua indignação. Passa para a opinião pública o sentimento que se vive no interior das escolas. Não podemos deixar que a Ministra da Educação continue a mentir diáriamente aos portugueses.

É tempo de dizer Basta.