domingo, 23 de março de 2008

Menina dos Olhos D'Água

Menina é um sonho

que a liberdade criativa, o desejo maternal

faz brotar em cada primavera.

quarta-feira, 19 de março de 2008

A urgência de verdadeiras comunidades educativas!





Tenho um grande amigo que costuma dizer que "há por aí muitos doutores que não fizeram a 4ª classe"! Até podem ser excelentes especialistas em alguma área, mas no que concerne a civismo e humanidade, estão ao nível do 1º Ciclo.
Então, pergunto: o que entendemos nós por exigência? O que se deve exigir aos alunos/cidadãos de hoje?
Era bom que chegássemos a um consenso quanto ao essencial do curriculum a trabalhar com os alunos, pois as perspectivas são díspares.
Depois, devemos discutir qual a organização escolar e os meios necessários (materiais e humanos) para desenvolver esse curriculum.
Não tenho dúvidas de que há muito a alterar nas escolas, mas também não vejo que seja a " imparável veia legisladora" de uma equipa ministerial que vai alterar a situação de um momento para o outro, como se quer fazer crer.
Muitas medidas economicistas que se têm tomado não são promotoras de boas soluções para os problemas actuais. Dou o exemplo dos Agrupamentos e "Mega-agrupamentos". Não são definitivamente uma boa medida. É necessário investir seriamente na educação. Precisamos de redefinir os ciclos de ensino e adequar a organização das escolas a essa realidade.
Mais do que nunca, é necessário humanizar a escola. Isto só se consegue com comunidades educativas pequenas, onde possa haver proximidade e afecto entre todos os elementos que a constituem.
Os actuais alunos portugueses não são menos capacitados do que os seus congéneres europeus, nem os actuais professores são menos competentes!
Possibilite-se uma verdadeira autonomia (livre da estrutura taylorista que ainda caracteriza as actuais escolas) e veremos o profissionalismo dos professores e as competências dos alunos portugueses.

sexta-feira, 7 de março de 2008

E depois do dia 8 ?



Certamente que o dia 8 de Março será um marco na história da educação em Portugal: a maior manifestação de sempre de professores. Mas será que bastará esta Marcha da Indignação para restaurar a democracia e a justiça no ensino?
Se tivermos de continuar a luta, que acções devem ser tomadas?

Partilha as tuas sugestões, comentando este post.

Desde já deixo uma:
caso a ministra insista em avaliar de imediato os professores contratados, todos nós devemos exigir ser também avaliados em simultâneo. Pertenço ao quadro de uma escola e considero injusto que os contratados sejam as cobaias desta avaliação.
Injusto porque :
- o que está em causa, entre outros motivo, é o facto de o calendário para a construção participada e séria dos instrumentos necessários à operacionalização do processo ser curto e inoportuno. Ora, se aprovarmos esses documentos em tal condições, então, devemos sujeitar-nos todos às suas consequências.
- muitos dos colegas contratados têm tantos ou mais anos de serviço do que eu, tendo sido vítimas do sistema que se aproveita deles e não lhes dá a estabilidade que mereciam. Devemos ser solidários com eles em mais esta injustiça.
- o processo tem sido, e muito bem, arrastado por todos nós na tentativa de não ser realizado este ano lectivo e, entretanto, ser revisto. Ora, não é justo que agora tenham, só eles, de ser avaliados nestas incompreensíveis condições.
Se todos exigirmos ser avaliados, certamente que os avaliadores, com quem estamos solidários, não terão condições para o fazer. Então a Sra Ministra verá os efeitos negativos desta avaliação no funcionamento das escolas.

terça-feira, 4 de março de 2008

Reinventar a Escola

Alvin Toffler comenta o Sistema de Educação actual.
Vale a pena ver e escutar!



Podem também ver outra sua entrevista:

http://videos.sapo.pt/S6GNyJZ2q6PU6BaUY0jK