
Tenho um grande amigo que costuma dizer que "há por aí muitos doutores que não fizeram a 4ª classe"! Até podem ser excelentes especialistas em alguma área, mas no que concerne a civismo e humanidade, estão ao nível do 1º Ciclo.
Então, pergunto: o que entendemos nós por exigência? O que se deve exigir aos alunos/cidadãos de hoje?
Era bom que chegássemos a um consenso quanto ao essencial do curriculum a trabalhar com os alunos, pois as perspectivas são díspares.
Depois, devemos discutir qual a organização escolar e os meios necessários (materiais e humanos) para desenvolver esse curriculum.
Não tenho dúvidas de que há muito a alterar nas escolas, mas também não vejo que seja a " imparável veia legisladora" de uma equipa ministerial que vai alterar a situação de um momento para o outro, como se quer fazer crer.
Muitas medidas economicistas que se têm tomado não são promotoras de boas soluções para os problemas actuais. Dou o exemplo dos Agrupamentos e "Mega-agrupamentos". Não são definitivamente uma boa medida. É necessário investir seriamente na educação. Precisamos de redefinir os ciclos de ensino e adequar a organização das escolas a essa realidade.
Mais do que nunca, é necessário humanizar a escola. Isto só se consegue com comunidades educativas pequenas, onde possa haver proximidade e afecto entre todos os elementos que a constituem.
Os actuais alunos portugueses não são menos capacitados do que os seus congéneres europeus, nem os actuais professores são menos competentes!
Possibilite-se uma verdadeira autonomia (livre da estrutura taylorista que ainda caracteriza as actuais escolas) e veremos o profissionalismo dos professores e as competências dos alunos portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário