sábado, 23 de fevereiro de 2008

Paixão de ensinar!


Foto: Público



Foi a paixão que me levou a ser professor. Paixão por poder ajudar crianças e jovens a crescer com espírito crítico, com sentido de cidadania, responsabilidade e solidariedade. Sempre dei muito mais à escola do que me era exigido. Quantas vezes a família fica para segundo plano porque tenho trabalhos para corrigir, aulas para preparar, pesquisas para efectuar, livros para ler, projectos para desenvolver, tecnologias para dominar...! Quantas vezes me deito a pensar como resolver o problema do "Pedro"que se revela indisciplinado, sem motivação para aprender, que se sente perdido no seu mau ambiente familiar...
Ultimamente, a indisciplina de muitos alunos, a desvalorização total da escola têm-me feito desanimar um pouco. Por isso, esperava ter uma equipa ministerial que me apoiasse, me encorajasse, me ajudasse de todas as formas possíveis para ultrapassar os problemas que assolam a escola.
Contudo, surpresa das surpresas, não só não nos apoiam como nos culpabilizam por todos os males do sistema, nos obrigam a “normalizar” a docência, a uniformizar processos de trabalho. Querem-nos “funcionarizar”, como se o acto de educar fosse um processo produtivo de uma indústria qualquer.
Desta forma, estão a tirar-me o essencial do meu ser docente: a paixão.
Posso dominar toda a técnica, dominar todas as pedagogias, passar a trabalhar 50 horas, mas se me tiram a paixão de ensinar... deixarei de ser professor.

Este é o grande "crime" que esta Ministra e este Governo estão a cometer para com a sociedade portuguesa: retirar aos professores a paixão de ensinar.


Um comentário:

Anônimo disse...

Hi, look here